Ação de formação sobre broncoaspiração

No início de junho aconteceu uma sessão de formação sobre “Prevenção de broncoaspiração no idoso”, uma questão de grande importância, já que pode levar a episódios com gravidade.
A broncoaspiração manifesta-se, regra geral, pelo engasgo, pois as pessoas mais idosas passam a ter dificuldades de deglutição, que podem levar à broncoaspiração, ou seja, a que os alimentos ou bebida entrem pela traqueia e vão para o pulmão em vez de irem para o estômago.
A formação foi realizada pelas nossas enfermeiras e pela estagiária de enfermagem aos Ajudantes de Lar e Centro Dia que prestam os cuidados diretos aos utentes, nomeadamente os cuidados relacionados com a alimentação. Por ser uma situação que obriga a uma intervenção rápida em caso de engasgamento, também a equipa técnica das ERPI, bem como os técnicos sociais, foram alvo desta ação. Vão ser organizadas mais formações deste género com o objetivo de manter os profissionais aptos a fazer face a possíveis situações de forma ágil, rápida e segura para os utentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *