A crise humanitária na Europa afeta-nos a todos, enquanto seres humanos e enquanto cidadãos. Nas Misericórdias temos, ainda mais, uma responsabilidade social acrescida.

A Misericórdia Vila Franca de Xira responde ao apelo feito pelo Governo e pela União das Misericórdias e estará aberta a disponibilizar postos de trabalho aos cidadãos ucranianos que cheguem a Vila Franca e que se enquadrem na dinâmica e necessidades de trabalho que temos no dia-a-dia.
“A nossa história já comprovou a força das Misericórdias na ajuda humanitária e em tempos de emergente incerteza social. A mobilização de todos é, acima de tudo, a nossa obrigação”, referiu Manuel de Lemos o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, em carta enviada aos provedores de todas as Misericórdias.
Os refugiados da guerra na Ucrânia que cheguem a Portugal, neste caso, em particular, ao concelho de Vila Franca, devem encontrar as melhores condições possíveis para refazerem a sua vida em condições de segurança e paz, sendo-lhes dada a oportunidade de terem um trabalho que permitem reconstruirem a sua realização e autonomia.
É neste contexto que a Misericórdia participará ativamente na operação de emergência que está a ser levada a cabo e que encerra tudo o que é a natureza e missão das Misericórdias.