O edifício da ERPI 2 (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) da Misericórdia Vila Franca de Xira foi equipado com um novo sistema de aquecimento de águas e de produção de energia. Os objetivos desta mudança estratégica prendem-se com a redução dos gastos energéticos e com preocupações ambientais.

Com os recentes e avultados aumentos do preço das energias, os custos mensais de gás e eletricidade da Misericórdia Vila Franca de Xira subiram consideravelmente. Tornou-se, por isso, urgente estudar qual a melhor solução para contornar esta realidade.

As AQS (Águas Quentes Sanitárias), que até agora eram aquecidas a partir de caldeiras a gás, foram substituídas por bombas de calor, muito mais eficientes do ponto de vista energético. No topo do edifício, foram também instalados painéis solares fotovoltaicos, que vão produzir energia para parte das necessidades da ERPI 2, onde se encontram as lavandarias e muitos serviços da instituição, que implicam consumos energéticos consideráveis.

Estas medidas vão permitir uma redução dos custos energéticos de dezenas de milhares de euros por ano. Ao mesmo tempo, esta opção permite tornar o edifício da ERPI 2 mais sustentável e amigo do ambiente.

Esta opção não implicou qualquer investimento inicial por parte da instituição, tendo sido feito um contrato de aluguer mensal dos equipamentos com as empresas que os instalaram e que também vão garantir a sua manutenção.