Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Misericórdias

imagem pregrina em Vila Franca de XiraNo âmbito da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Misericórdias, pelas Misericórdias do distrito de Lisboa, iniciativa promovida pelo Secretariado da União das Misericórdias Portuguesas, é com agrado que, pela segunda vez, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, acolhe a sua visita. Desta vez, a imagem permanecerá durante três meses, o que também possibilitara  a sua visita não só por esta Instituição, mas também, pelos vários locais da Paróquia de São Vicente Mártir.

De uma forma geral, durante a permanência da imagem de nossa senhora, estão todos convidados a rezar o terço da Misericórdia à segunda-feira na Igreja da Misericórdia, entre as 15h e as 16h.

Relativamente às Missas, as mesmas vão manter-se à quinta-feira neste mesmo horário. Haverá um programa que decorrerá mais ao nível interno durante os meses de Outubro e Novembro, com a excepção ao dia 28 de Novembro, em que a Imagem Peregrina passará pelo Hospital de Vila Franca de Xira, onde estará presente na celebração da Missa junto dos doentes e seus familiares.

Em Dezembro, e aproveitando o tempo de Advento, nos dias 1 e 2, a Comunidade de Povos receberá a imagem na celebração da Missa das 16h, e seguidamente a imagem será transportada até ao Santuário do Senhor Jesus da Boa Morte, onde no dia 2 poderá ser visitada por quem assim o desejar. No fim-de-semana de 8 e 9 de Dezembro, a imagem estará presente nas celebrações, na Igreja de São Vicente, sendo que no dia 15 acompanhará a celebração da Missa no Bom Retiro; e no dia 16 na celebração da Missa no Bairro do Paraíso.

No dia 23 de Dezembro, prevê-se ainda realizar a Missa de despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Misericórdias, na Igreja de São Vicente, e de onde a mesma sairá em procissão até a Igreja da Misericórdia, local que permanecerá até ao dia 27 de Dezembro, passando assim, o Natal na companhia desta humilde Instituição.

Ao nível interno, às terças-feiras, decorrerá o terço nas Capelas de ambas as ERPI’s em dias alternados, sendo que, no dia 19 de Outubro, haverá Missa na ERPI II, com passagem da Imagem pelos vários espaços da ERPI.

Na ERPI I, o mesmo acontecerá, mas no dia 16 de Novembro com a celebração de Missa, e passagem da Imagem pelos vários espaços.

No dia 21 de Dezembro, prevê-se realizar a Missa de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira.

Que Nossa Senhora das Misericórdias, nos ajude e nos ilumine, com o seu manto protector nesta missão que a todos nos envolve, e que a sua passagem, seja sinal de união e de partilha entre todos os irmãos.

Amen.